Classificação das dutovias sobre processos relevantes
Como forma de melhorar o entendimento sobre as dutovias, é feita uma classificação dos processos relevantes sobre ela. Quanto ao tipo de operação, está dividida em transporte ou transferência; quanto à rigidez, pode ser rígida ou flexível; quanto à localização, têm-se as formas enterrada, flutuante, aérea ou submarina; quanto à temperatura de operação, pode ser normal ou aquecida; e quanto ao material de constituição, divide-se em aço e materiais não metálicos.
As operações de transporte ou de transferência de produtos por dutovias podem ser realizadas por um sistema forçado (que utiliza um elemento de força para movimentar o produto dentro do duto); ou pelo sistema por gravidade (que utiliza apenas a força da gravidade para movimentar o produto dentro do duto). O sistema por gravidade apresenta vantagens sobre o sistema forçado, uma vez que não precisa de força motriz mecânica o que faz com que não haja gasto com energia, porém possui, como limitação, a condição de transportar apenas produtos fluidos, pouco viscosos.
O sistema de transporte de produtos se caracteriza por levar o produto por grandes distâncias, até o ponto final. Já o sistema de transferência de produtos está caracterizado por movimentá-lo por pequenas distâncias, geralmente dentro da planta de uma indústria, refinaria.
Os dutos rígidos são caracterizados por apresentar pouca ou nenhuma flexibilidade, já os dutos flexíveis possuem a característica de realizar curvaturas, por essa razão são muito utilizados na exploração de petróleo offshore, tendo a finalidade de interligar os poços de extração às plataformas ou navios. São de fácil lançamento e acomodamento no leito marinho.
Os dutos terrestres podem ser subterrâneos, aparentes ou aéreos
Dutos subterrâneos enterrados são protegidos contra: intempéries, acidentes provocados por outros veículos e máquinas agrícolas, curiosidade e vandalismo. Eles estão mais seguros em caso de rupturas ou vazamentos do material transportado devido à grande camada de terra que os envolve.
Os dutos aparentes (visíveis no solo) são usados normalmente nas chegadas e saídas das estações de bombeio, nas estações de carregamento e descarregamento e nas estações de lançamento/recebimento de PIG (aparelhos/sensores utilizados na limpeza e detecção de imperfeições ou amassamentos na tubulação). Dependendo do terreno (acidentado ou rochoso), a instalação de dutos subterrâneos torna-se difícil e até mesmo inviável economicamente. Sendo assim, a linha é fixada em estruturas de sustentação e amarração para a tubulação.
Os dutos aéreos são colocados bem acima do solo, próprios para vencer grandes vales, cursos de água, pântanos ou terrenos muito acidentados.
No modo submarino, a maior parte da tubulação está submersa e geralmente é utilizada para o transporte da área de produção de petróleo nas plataformas marítimas para as refinarias ou tanques de armazenagem em terra.
A temperatura de operação de transporte de produtos por dutovias, na maior parte dos casos, é normal (ambiente). Porém, em casos especiais (principalmente o petróleo), o produto deve ser aquecido. A decisão de aumentar a temperatura do fluido por aquecimento é uma alternativa para viabilizar o seu transporte em situações em que ele apresenta características de óleo pesado e ainda alto teor de H2S e CO2, dificultando o escoamento da produção e facilitando a formação de parafinas, o que pode estrangular a linha.
O aquecimento do fluido tem como principal finalidade reduzir a sua viscosidade para prevenir os problemas relacionados à formação hidratos e parafinas. Geralmente, são utilizados dispositivos de aquecimento por eletricidade ou por água quente.
Acesso em: 19/08/2015 Disponível em: http://wwwo.metalica.com.br/as-dutovias-como-boa-alternativa-de-transporte
Nenhum comentário:
Postar um comentário